Perguntas Frequentes

Computadores PCs

Verificar se, ao apertar o botão de liga/desliga, o ventilador atrás da CPU funciona. Se sim: o cabo do monitor pode estar mal colocado, o monitor não está ligado ou ainda o botão do brilho e contraste está totalmente no mínimo. Verificar se o micro não está chaveado para 220 V quando a voltagem local é 110 V. Se não: O Botão "Reset" pode estar travado e impedindo que a máquina ligue. O monitor pode estar quebrado, ligar o monitor de uma outra máquina em seu micro. Se o ventilador não funciona pode ser que a tomada não esteja funcionando,testar outro ponto.

Monitores podem ser ligados em 110 ou 220 V e possuem chaveamento automático. Micros possuem chave de seleção na parte traseira da CPU, junto ao cabo de força. Impressoras e caixas de som, no entanto, só funcionam em 110 V e requerem o uso de um transformador de voltagem.

Impressoras

Reinstalar o "driver" apropriado para o modelo da impressora. Se for uma impressora da rede, checar a conexão com o servidor de impressão. Checar se o cabo de dados é apropriado e está firmemente instalado. Checar se a voltagem é correta e se há força no ponto da tomada.

Verificar o estado do toner/cartucho e substituir se estiver velho. Verificar se não foi esquecido o lacre no toner/cartucho novo. Verificar se não há nenhum pedaço de papel preso internamente. Impressora jato de tinta somente funciona com os dois cartuchos (preto e colorido) instalados. Verificar se a tampa da impressora está fechada corretamente.

Rede

No ícone "Ambiente de Rede" localizar o usuário que possui a impressora e clicar duas vezes sobre o ícone da impressora dele. Esta será instalada e configurada em seu micro, siga os passos que lhe serão apresentados como numa instalação normal de impressora.

No ícone "Ambiente de Rede" localizar o disco ou pasta desejada e, ao clicar com o botão da direita sobre ele, escolha a opção "Mapear Unidade de Rede"; atribua uma letra livre para a unidade e marque a opção "Reconectar ao Fazer Logon".

No Painel de Controle do Windows você deverá habilitar o serviço "Compartilhamento de Arquivos e Impressoras", que se encontra no ícone Rede. Em seguida, usando o gerenciador de arquivos, com o botão da direita, clicar sobre o disco ou a impressora que queira disponibilizar e escolher a opção "Compartilhamento". Habilitar o item "Compartilhar Como" e colocar um nome ou letra para que seja acessado pelos outros usuários.

Dicas

Sempre utilize estabilizadores de voltagem. Em casos de micros em rede é especialmente importante o aterramento da rede elétrica. Para participações em feiras e eventos solicite uma voltagem de 110 V em seu Stand.

Quando a eventual parada de um equipamento pode ser crítica, solicite uma máquina adicional de back-up. Mantenha esta disponível para troca imediata com todos os Softwares necessários e, em seguida, solicite o atendimento técnico. Mantenha um back-up de seus documentos em servidor ou mídia externa a seu micro, prevenindo eventual dano no disco rígido e perda de seus arquivos. Se ainda assim você sofrer uma perda de dados, solicite nosso serviço de recuperação de dados.

Para melhor desempenho é aconselhável desfragmentar o disco rígido mensalmente. Para tanto abra o menu "Iniciar", clique em "Programas", depois em "Acessórios" e então em "Ferramentas do Sistema". Por fim clique no programa "Desfragmentador de Disco e clique em iniciar. Como o processo pode demorar, sugerimos fazê-lo no horário de almoço. Vírus também podem diminuir a performance dos equipamentos. Atualize seu anti-vírus ao menos a cada mês para se proteger dos vírus recém-lançados.